MARACAJAÚ
O CARIBE BRASILEIRO
Maracajaú, também conhecido como o Caribe brasileiro, é cercado por belíssimas praias, dunas, lagoas e coqueirais onde se pode passear a pé, de quadriciclo, buggy ou cavalo. Com mais de 300 dias de sol no ano, água morna e o melhor ar das Américas segundo a NASA, Maracajaú é uma pequena vila de pescadores famosa pela barreira de corais localmente conhecida como os Parrachos. Com uma bela e rica fauna e flora marinha, os Parrachos é considerado um dos 10 melhores locais do Brasil para prática de mergulho livre (snorkeling) e por suas condições naturais é excelente para pratica de mergulho autônomo. Além da beleza natural do lugar, Maracajaú também tem o Ma-noa, um parque aquático a beira mar com uma das melhores estrutura de lazer do Rio Grande do Norte. Maracajaú é um lugar de sonho, ideal para passar as suas férias, passeiar, se relaxar e comer a gastronomia regional! Você não pode deixar de conhecer Maracajaú!
CONHEÇA MARACAJAÚ
CONHEÇA MARACAJAÚ
O farol Tereza Pança | Passeio nas dunas de Maracajaú | Parrachos de Maracajaú |
---|---|---|
A Risca | Mergulho em Maracajaú | Parrachos de Maracajaú |
Passeio Maracajaú | Praia de Maracajaú | Parrachos de Maracajaú |
Praia de Maracajaú | Praia de Maracajaú | Sagui macaco |
Mergulho em Maracajaú | Praia de Maracajaú | Os pescadores de Maracajaú |
Passeio nas dunas de Maracajaú |
OS CORAIS
Maracajaú abriga um dos mais belos ecossistemas marinhos da costa do Nordeste do Brasil. Essa verdadeira jóia natural chamada de Parrachos de Maracajaú, é uma cadeia de recifes de corais que ocupam uma área de treze quilômetros quadrados, situados a sete quilômetros de distância da costa. Lar de centenas de espécies de peixes multicoloridos, crustáceos e moluscos, os recifes de corais de Maracajaú fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte (APARC-RN) des de o ano 2001. Com uma bela e rica fauna e flora marinha, durante a maré baixa os corais se transformam numa imensa piscina natural de água cristalina, com profundidade variando entre 1.0 e 3.0 m.
MERGULHO E SNORKEL
Quinze minutos de viagem de lancha ou trinta minutos de catamarã são suficientes para que o turista viaje entre dois paraísos, da linda beira-mar até os recifes. Já na reserva de preservação marinha pode-se optar entre fazer um mergulho meramente recreativo, usando snorkel e equipamento básico, ou conhecer a fauna e a flora marinhas mais profundamente no mergulho autônomo. Muitos turistas aproveitam as excelentes condições naturais dos Parrachos para fazer o batismo (primeira prática) do mergulho com os profissionais qualificados que oferecem as empresas. As embarcações saem da praia no início da maré baixa e voltam somente com a maré subindo. Os mergulhos são sempre realizados quando a profundidade está entre um e dois metros, faixa que permite a melhor visibilidade da fauna marinha. O passeio dura cerca de duas horas. Durante a permanência, os turistas também podem tomar drinques e comer tira-gostos oferecidos nos "flutuantes" embarcações de apoio que ficam atracadas permanentemente em alto-mar.
PASSEIOS
A melhor maneira de conhecer Maracajaú e arredores é com os passeios que são oferecidos por numerosas empresas do lugar. O passeio de buggy e quadriciclo é uma brincadeira de sobe desce nas dunas passando por lagoas de águas cristalinas, rios, belas praias e os ao redores como Pititinga, o rio Guaxinin, o rio Punaú, Barra de Punaú ou a Lagoa do Baião Grande, entre outras. O passeio de cavalo pela praia, lagoas e as dunas é mais relaxado mas altamente aconselhável. Maracajaú e entorno é um verdadeiro parque de diversão natural. Por toda essa oferta de encantos naturais das praias, aliados a cenários emocionantes; aventureiros; contagiantes e uma excelente infra-estrutura turística, roteiro encanta e é aconselhável para todas as idades.
ESPORTES
Maracajaú é ideal para os amantes dos esportes. A brisa de Maracajaú é óptima para os apaixonados de Kitesurf que vêm cada vez mais do mundo enteiro para deleitar-se neste paraíso de mar e vento. Além dos esportes no mar como o Mergulho, o Snorkel, o Windsurf ou o Stand Up Paddle Surf, também pode fazer caiaque nos ao redores de Maracajaú. No entardecer a melhor idéia é ir o Morro da Prazinha, a maior duna de Maracajaú, para descer ela fazendo Sandboard e ver o magnifico pôr do sol, disfrutar tranqüilo com os amigos, a familia e os nativos que fazem capoeira.
ARREDORES DE MARACAJAÚ
Os arredores de Maracajaú são duma riqueza e diversidade incrível. Além dos passeios de buggy e quadriciclo pelas proximidades; também pode ir mais longe e visitar paraísos como São Miguel de Gostoso, ideal para os amantes do Windsurf; fazer sandboard o passear de dromedário na duna de Jenipabú; conhecer o cajueiro de Pirangi, o mais grande do mundo; passear nas praias de Natal e as lagoas próximas; ou desfrutar de Pipa, um povo chique e encantador, altamente cosmopolita e internacional onde desfrutar das praias, a festa noturna e curtir dos esportes como o Kitesurf, Surf, Jet Surf ou Stand Up Paddle Surf, entre outros. Você não pode deixar de conhecer Maracajaú e os arredores!
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Maracajaú é um povo maravilhoso de pescadores tradicional e rustico, mas ainda tem algunas falências que são importantes a saber antes de chegar como que não tem caixa eletrônica para tirar dinheiro nem posto de gasolina. Estos estão no povo de Barra de Maxaranguape a 12 kms. Mas mesmo assim, sempre é possível pagar com cartão e comprar gasolina nas pequenas lojas.